Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

Tecnólogo pode prestar concurso para Polícia Federal

A carreira como tecnólogo ainda gera muitas dúvidas entre os profissionais e estudantes. É comum pesquisar as diferenças entre tecnólogo e bacharelado ou se tecnólogo pode fazer pós-graduação e concurso público. Esse tipo de questionamento é comum devido a área estar em expansão no mercado. Com o intuito de comentar sobre o tecnólogo e a Polícia Federal, criamos essa postagem para você saber um pouco mais sobre as possibilidades de atuação do curso superior de tecnologia.

Tecnólogo e a Polícia Federal

O concurso da Polícia Federal (PF) é um dos mais aguardados e concorridos do país. A estabilidade, benefícios e alta remuneração são alguns dos fatores que levam milhares de brasileiros a sonharem com uma aprovação em um dos cargos da PF.
De acordo como Ministério da Educação (MEC), os cursos tecnólogos são de nível superior assim como o bacharelado e a licenciatura. Dessa forma, o tecnólogo pode prestar concurso público de nível superior. A sua participação só é restringida para os editais com especificação do nível superior em bacharelado ou licenciatura. Nesse caso, o tecnólogo não poderá concorrer.
Para a carreira na Polícia Federal, o tecnólogo tem a sua participação liberada para concorrer em alguns cargos e vedada para outras funções. Para entender um pouco mais sobre a carreira policial, confira como são distribuídos os cargos e suas exigências.
Delegado (a) da Polícia Federal: para atuar nessa função é necessário ter o curso de Direito e comprovação mínima de três anos de atividades jurídicas. Saiba mais sobre essa carreira clicando aqui.
Perito Criminal Federal: Diploma de nível superior em instituição de ensino reconhecida pelo MEC em diferentes áreas do conhecimento, como Ciências Contábeis, Engenharia, Informática, Química, Medicina, Odontologia, entre outros.
Agente da Polícia Federal: graduados em diferentes áreas do conhecimento podem concorrer a uma vaga nessa função.
Escrivão Federal: o cargo pode ser preenchido por profissionais formados em qualquer curso de nível superior.
Papiloscopista Federal: função que aceita graduados em diferentes cursos de nível superior.

Cargos que o tecnólogo pode concorrer no concurso da Polícia Federal

Dos cargos citados acima, o diploma de tecnólogo é aceito para competir como Papiloscopista, Escrivão e Agente da Polícia Federal. Delegado Federal e Perito Criminal não aceitam o curso superior tecnólogo por serem áreas de atuação mais específicas.
Agora que você já sabe os cargos disponíveis para tecnólogos na Polícia Federal, pode fazer o seu tecnólogo sem medo de não conseguir seguir a carreira pública e policial.
Fonte: Educa Mais



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Aluno de Direito excluído de cotas raciais por comissão processa USP

Estudante aprovado, por cotas raciais, no curso de Direito da USP ajuizou ação contra a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp